Sun Java System Application Server Platform Edition é um ambiente Java para desenvolvimento, depuração e redistribuição. Ele fornece plataformas Java 2 Platform e Enterprise Edition (J2EE platform) 1.4 para desenvolvimento e manuseio de aplicativos Java no servidor e serviços da web.
O programa integra-se com o as outras ferramentas de desenvolvimento da Sun: Sun Java Studio Enterprise, Sun Java Studio Creator e NetBeans e é o componente central do Java Enterprise System.
Este pacote contém:
- Sun Java System Application Server Platform Edition 8.1 2005Q2 UR2
- J2SE 5.0
- J2EE 1.4 SDK Samples 2005Q2 UR2
- J2EE 1.4 API Documentation
Java Runtime Environment (JRE) significa Ambiente de Tempo de Execução Java, e é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java. É composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina Virtual Java (JVM). Ele contém as ferramentas necessárias para a execução de aplicativos desenvolvidos com tecnologia e linguagem Java em seu computador.
Atualmente, muitas páginas na internet, jogos online, programas, programas de chat, e visualizadores de imagem 3D entre outros, utilizam tecnologia Java, o que torna imprescindível a instalação deste programa em seu computador.
O Java Runtime Environment (JRE) não é um ambiente de desenvolvimento, aqui não estão contidas as ferramentas para tal função. Para isso é necessário ter instalado em seu computador o Java SE Development Kit (JDK).
Mas... o que é o tal do “Java” e por que ele é tão necessário?
A linguagem de programação Java é voltada à orientação a objetos e foi desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, da empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a convencional da Plataforma Java, mas não sua única.
A Máquina virtual Java, do inglês Java Virtual Machine (JVM), é um programa que carrega e executa os aplicativos em Java, convertendo os “bytecodes” em código executável. A JVM é responsável pelo gerenciamento dos aplicativos à medida que são executados.
Os programas escritos em linguagem Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando essas aplicações independentes da plataforma do sistema operacional na qual estão operando.
Desde o lançamento da linguagem, em maio de 1995, a plataforma Java foi a mais rapidamente adotada na história da computação. Em 2003 já havia atingido a marca de 4 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.
Hoje Java é uma referência no mercado de desenvolvimento de software e popularizou-se pelo seu uso na internet, possuindo seu ambiente de execução presente em web browsers, mainframes, sistemas operacionais, celulares, palmtops e cartões inteligentes, entre outros.
Plataforma Java é o nome dado ao ambiente computacional, ou plataforma, elaborado pela empresa Sun Microsystems. O desenvolvedor de software cria programas para este ambiente através da linguagem de programação Java e de um conjunto de ferramentas de desenvolvimento.
Comentários